domingo, 4 de maio de 2014

Heterocromia, os olhos multicoloridos

Olá galera, irei começar o blog com uma postagem sobre a heterocromia (ou heterocromia ocular) que é uma anomalia genética na qual o indivíduo possui um olho de cada cor. Isso mesmo, imagine uma pessoa com um olho de cada cor, imaginou? Pois é, isso é sim possível e se deve a uma alteração no gene EYCL3 no cromossomo 15, que indica a quantidade de melanina que olho terá - muita melanina resulta na cor marrom e pouca na cor azul. Já o gene EYCL1, que indica a quantidade de pigmentos de gordura, é responsável pela nuance de tom, azul ou verde.
Apesar de haver o componente genético envolvido nessa anomalia existe outro fator que também resulta na heterocromia, é a síndrome de Waardenburg, que gera surdez e provoca essa alteração. O mais comum é que ocorra através de lesões ou derrames que causem a modificação da quantidade de melanina na retina.
É muito rara em humanos (11 em cada 1.000 pessoas na América), ocorre mais em animais (domésticos e selvagens). Não existe um tratamento específico para essa anomalia, mas pode-se usar lentes de contato para igualar a cor dos olhos. Existem três tipos de Heterocromia: A completa, setorial e central.

Completa é quando ambos os olhos tem cores diferentes - por exemplo, um marrom e outro azul - e talvez seja a mais conhecida e chocante.

Setorial é quando há duas cores diferentes na mesma íris - um toque de uma cor diferente da dominante.

Central, ocorre quando a íris têm dois ou mais ''círculos'' de cor - por exemplo, azul esverdeado com um arco dourado perto da pupila ou externamente.


Existem apenas três pigmentos que aparecem na irís: azul, marrom e amarelo. A quantidade de cada um resulta na cor final do olho. E é isso galera, espero que tenham gostado de se informar mais um pouquinho sobre o incrível mundo da visão, até a próxima pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário